segunda-feira, 18 de junho de 2012

MANUAL DE CONSTRUÇÃO DE BARCOS

No post anterior, eu prometi as fotos do antes e depois de alguns reparos que eu fiz no vivre, pois é, vou ficar devendo, essa semana não deu para descer até Ubatuba pois o serviço apertou bastante, semana que vem quem sabe eu consiga tirar as fotos pós reparos e postar. Mas o post de hoje não é sobre isso.
Durante a semana passada eu recebi um comentário no post Manutenção no barco, vejam o comentário:


Matheus Eichler13 de junho de 2012 05:17
As tirinhas do Hagar são ótimas! Acho que o cartunista devia ser velejador também. O Alberto, meu companheiro de Clube e Flotilha do Drunk Turtle andou postando várias dele.

Parabéns pela iniciativa! Saber laminar é essencial, depois você poderia montar um passo a passo hein ?!

Tenho um livro do Jorge Nasseh "Construção de Barcos" que explica algumas técnicas de laminação e de manutenção em barcos, muito interessante.

Abraços!

Quem fez o comentário foi o Matheus Eichler do veleiro Passimim, pois bem, me chamou a atenção o livro "Manual de Construção de Barcos" e fui pesquisar na net sobre o dito cujo... meus caros, o tal de  Jorge Nasseh tem uma legião de fãs e leitores, todos ávidos por qualquer coisa que o cara escreva, o tal livro esta esgotado em todas as livrarias de respeito tipo submarino, Cultural, Siciliano etc... então pensei, necessito deste livro, vai me ajudar a fazer alguns reparos e carinhos no vivre, bati atrás do livro por vários dias até encontrar uma livraria que tinha o tal livro para vender, paguei R$ 120,00 no livro zerinho (tinha sebo vendendo por R$ 250,00 usado é mole!?) em três dias o livro chegou, ahhh que emoção, abri a embalagem e me deparei com aquela capa maravilhosa:




As páginas do livro são de uma qualidade impressionante, realmente um material de primeira qualidade.
Agora, o conteúdo do livro é que não me agradou, o livro não vai fundo em nenhum assunto, é superficial e não justifica a palavra manual no título, o livro trata de citar as técnicas de construção e ferramentas mas não explica, nem ao menos se esforça, para explicar cada técnica, apresenta as ferramentas e não cuida de ensinar a usá-las, simplesmente apresenta as ferramentas, para se ter uma idéia, no capítulo que fala sobre instalações elétricas, não tem nenhum esquema elétrico básico que se possa falar, é isso que eu necessito no meu barco, porém, existem várias tabelas de consumo e tipos de bateria, etc... Enfim, eu acho que o livro é de um material primoroso, é bonito e chama muito a atenção na estante, mas não achei funcional, me decepcionei, mas também fiquei satisfeito com o material. Acho que o título deveria ser  GUIA de construção de barcos.
De qualquer forma o trabalho do Jorge Nasseh é extremamente bem feito, acho até que esse livro atinge o objetivo para o qual foi escrito, que é de apresentar ao leitor as várias maneiras que um barco pode ser construído e não de explicar detalhadamente como construir uma embarcação. Portanto, se você deseja este livro achando que ele será de grande valia na manutenção ou nos "faça você mesmo" do seu barco, esqueça, é melhor procurar outro título, se alguém conhecer um livro do tipo faça você mesmo reparos e melhorias no seu veleiro, por favor me indique.... Até a semana que vem com um post mais interessante...




6 comentários :

  1. Walnei, caramba você comprou o livro mesmo! rs

    Realmente o manual é apenas introdutório e está muito longe de ser um manual sobre faça você mesmo. Ele até menciona isso na introdução, também acho o termo manual meio pesado. A parte elétrica é realmente muito fraca. A parte de reparos e dos diversos materiais é a melhor parte.

    O Jorge Nasseh é uma sumidade no assunto, ele tem outros livros que tratam com maior profundidade sobre laminação. Mas o manual dele é um clássico, todos os construtures amadores que conheço tem um exemplar dele na prateleira. Com o tempo passei a dar mais valor e a encontrar muitas respostas nele mesmo. Como você disse é mais um guia do que um manual. Talvez você goste mais do "Técnica e Prática de Laminação em Composites" - www.manualdeconstrucaodebarcos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Matheus, esse livro eu já vi em um sebo aqui na cidade e dei uma folheada nele... e vou comprar assim que pagar a fatura do meu cartão de crédito... vamos comprar um de cada vez né??!!, se não não há bolso que aguente... Quanto ao Nasseh me parece uma pessoa muito legal, ele responde várias perguntas em várias listas de discussão pela net... é tipo um papa da construção naval...mas errou no nome do livro (eu pelo menos acho)....

    ResponderExcluir
  3. Umas dicas de livros na Amazon sobre o assunto (não os conheço, mas dá (para olhar dentro e gostei do que vi):

    http://www.amazon.com/Boatowners-Mechanical-Electrical-Manual-Essential/dp/0071432388/ref=wl_it_dp_o_pC_nS_nC?ie=UTF8&colid=3IMD4IVH1SSHV&coliid=I2V1YLIIEPFXIW

    http://www.amazon.com/Boatowners-Illustrated-Electrical-Handbook-Charlie/dp/0071446443/ref=pd_sim_b_2

    Este mais geral:

    http://www.amazon.com/Caseys-Complete-Illustrated-Sailboat-Maintenance/dp/0071462848/ref=pd_sim_b_4


    Abs
    Parreira

    ResponderExcluir
  4. Olá, Walnei Antunes.
    Me chamo Danilo sou estudante de Design Industrial no Centro Universitário Senac, e estou estudando Ergonomia Náutica, gostaria de saber se o livro 'Manual de Construção de Barcos' aborda os aspectos ergonômicos?
    Se 'Sim' onde você comprou-o?

    Meu Celular 11 970.916.225 | E-mail: d_mantoan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela critica do livro. Estava querendo comprar para reformar meu barco. mas parece que ele nao corresponde as minhas nescessidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a finalidade do livro não é essa! Mas não deixa de ser um bom livro, como eu disse pode ser um Guia para qualificar os materiais e escolher técnicas!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...