segunda-feira, 2 de julho de 2012

QUASE MORRI NA ESTRÉIA COMO COMANDANTE DO VIVRE!!!




Olá pessoal, hoje vou contar a minha aventura de estréia com o Vivre. Após muitos dias de espera, finalmente consegui colocar o vivre na água, devidamente habilitado para conduzir embarcações em navegação interior, comprei um lampião de led (pois o vivre esta sem elétrica), um bote inflável marine 300 para servir de apoio, tralha de pesca, peguei meus dois filhos mais velhos e fomos nos lançar ao mar com nosso pequeno veleiro, minha experiência em velejadas ??? zero, nenhuma, nula, só subimos a bordo de um veleiro durante um rápido curso de vela com o Capitão André do veleiro Icthus, tanto eu como os dois tripulantes nunca tínhamos estado em um veleiro sozinhos, só nós...
Pois bem era sábado dia 30/06/2012 eu já tinha desistido de viajar a Ubatuba passar o final de semana no vivre pois tinha um médico marcado para esta data as 13:00hs, (agradeço a minha esposa, a Lena, por marcar um médico justo no sábado, eheheh), quando surgiu um chamado de cliente em Caragua, lá no condomínio costa verde, bem pertinho de Ubatuba, me animei... pedi para as crianças fazerem as malas, peguei minhas ferramentas e tralhas do barco que estavam em casa, fiz minha consulta (colesterol ta alto.....) e saímos as 14:30 de casa, como a marina só lança os barcos até as 17:30 tive que apertar o passo, cheguei as 16:30 na marina, faltava pouco tempo e pensei, vou colocar o que for necessário dentro do barco, prender o motor, e dentro d'água coloco as velas e termino as tarefas que deveriam ser feitas em terra, tudo isso por conta da pressa e da ansiedade. Finalmente o vivre foi para a água as 17:00hs, um trabalho rápido do pessoal da marina e logo eu estava na água, sem vela, e o pior sem leme, esqueci de colocar o leme é mole.... e o barco à deriva já estava bem perto do cais quase subindo em um paredão de pedra que rodeia o cais, e cade leme??? e cade experiência??? fui para a proa para ver se eu conseguiria segurar o barco com as mão ou a perna e evitar a colisão, foi quando o funcionário da marina viu que eu estava em apuros e gritou "USA A ÂNCORA", imagino que  a frase toda tenha sido: "USA A ÂNCORA.... burro .....", é eu tinha  esquecido que existe âncora, bom, joguei a ancora a boreste e bem para a popa do barco que estava aproado direitinho em direção as pedras e perigosamente perto delas, e puxei o vivre para longe do perigo das pedras, mas não do perigo de ter um dono novato e sem experiência... Pronto, agora com tudo sob controle, os turistas que lá estavam tiravam fotos do barco para orgulho do capitão, os tribulantes a espera da embarcação lá no trapiche, era colocar o leme e embarcar os meninos e sair do cais sob os flashs dos turistas e fotógrafos amadores que ali estavam, fácil né??? Fácil para quem conhece da arte meus amigos, fui neste momento que eu quase morri, quase morri de vergonha, uma barbeiragem atrás da outra, bati o costado no cais, (sem avarias, só para meu orgulho), não conseguia chegar perto do trapiche de jeito nenhum e a maré vazando até que ..... ENCALHEI O BARCO..... e gente juntando no cais e a maré vazando mais ainda , não pensei duas vezes, cai na água que estava um pouco abaixo da cintura e era só lodo até a canela e o pior eu estava de calça jeans (agora, se alguém me perguntar por que eu estava de calça jeans... eu vou responder... sei lá....), e puxa e empurra e vira e arrasta até   que o meu menino Wallace de 11 anos não se conteve e pulou na água para me ajudar e toca empurrar o barco e o povo olhando e vídeo e foto e flash até que finalmente o barco desencalhou após uns 15 minutos de briga, e começa outro problema, o barco não tem escada e me falem, como fazer alguém de 105Kg com uma calça jeans encharcada subir em um barco flutuando??? e tome mais mico e pula e segura e cai e fica pendurado no barco até que finalmente estou dentro de barco..... Vocês não vão acreditar mais tinha até torcida e eu acho que ouvi até umas palmas no final da história....!!!! AHHH e a essa altura do campeonato o atendimento do cliente já tinha "afundado", sem trocadilhos.... liguei para o cliente, pedi mil desculpas e que esperasse até o dia seguinte, domingo.
Bom, barco desencalhado, tripulação a bordo, já estava afastado do píer, e tinha só o marzão a nossa frente, mas já estava tarde e tinha escurecido, como é inverno o sol se põe cedo e já era por volta das 18:00Hs, decidi ancorar por ali no Itaguá mesmo, para passar a noite, a faina de fundeio durou uns 20 minutos, hora garrava, hora tinha ficado perto demais de outra embarcação, hora eu achava que estava errado até que o meu menino maior o Willyan de12 anos, decidiu fazer o serviço e foi para a proa jogou o ferro, mediu a profundidade, largou cabo suficiente e falou "VAI LÁ PAI E DA RÉ NO VIVRE", quando ele sentiu que a âncora tinha firmado deu um puxão para arrematar e pronto...
Ficamos batendo papo no barco até lá pelas 20:00 e  resolvemos ir jantar, como não tínhamos levado nada para comer a bordo pegamos e bote e fomos remando até a terra, foi ai que o bote ganhou o nome de SKOL, por que não ia reto de jeito nenhum, só ficava dando volta no próprio eixo foi quando um dos meninos largou a frase: "PAI NÓS ESTAMOS TIPO SKOL, AQUELA QUE DESCE REDONDO" , e tinha dois problemas, estava longe do vivre e longe da terra, levamos un 20 minutos para remar 100 metros e o skol virava e virava,  quando finalmente chegamos perto da terra, adivinha, onda dentro do bote e molhou tudo e todo mundo, foi meio constrangedor ir jantar no restaurante todo molhado e com frio.
Depois do jantar as coisas começaram a melhorar, antes de subir no bote traçamos uma estratégia de remada, eu fui na frente com um remo só, pois na hora de vir a terra tínhamos dois remos e tentamos remar como aqueles desenhos animados sabe, e no meio o Wallace que é mais leve e o Wyllian atrás para equilibrar o skolzinho, uma remada de cada lado e finalmente aprendemos a "andar" de skol eheheh, já no vivre o Wallace decidiu pescar, mas não pegou nada, deve ser por que eu esqueci as chumbadas e amarrei uma porca bem grande na linhada dele e ele ficou pescando por umas duas horas a FRIO, ou melhor a fio.
A pernoite foi maravilhosa................. ............................ ta bom to mentindo........................ ................ foi horrível, eu acordava toda hora com a impressão de ter dormido em Ubatuba e acordado em Ilha Bela, acordava de 20 em 20 minutos para conferir o fundeio, o mar sempre me lembrava que eu estava dormindo sobre ele e balançava e balançava, as crianças também não tiveram uma noite daquelas, mas como eles mesmos definiram foi a melhor pior noite de nossas vidas....
De repente era Domingo, uma nova oportunidade de fazer tudo de novo, desta vez melhor e bem feito, bem, acordamos pegamos o skolzinho e fomos a praia, tomamos café e eu fui até Caraguá atender aquele cliente que falei lá  no começo deste post, foi rapidinho, e voltamos a Ubatuba, comprei gasolina, alguma coisa para comermos durante o dia e voltamos ao vivre as 10:30hs, a essa altura qualquer um de nós já estava apto para remar o skol, que já estava domadinho da silva.... Colocamos as velas, motoramos até longe dos barcos que estavam fundeados ali  e o resultado foi esse que vocês pode conferir neste videozinho de nossa velejada:



Passamos um domingo maravilhoso, sem por mais os pés em terra até a hora de recolher o valente vivre, navegamos, treinamos todas as mareações, rolou até uma asa de pombo... ta bom estava mais para asa de pardal mais ainda vou fazer direito vocês verão... Almoçamos lanche de queijo e presunto com chá gelado meio quente...mas ninguém queria comer, todos queriam velejar e velejar... lá pelas 16:00hs levei o vivre ao pier para recolher e fiz tudo direitinho, desta vez não teve barbeiragem para tristeza da platéia...
Aprendemos 3 coisas neste final de semana:
1-) Não adianta ter pressa quando se trata de colocar o veleiro na água.
2-) Não adianta usar tênis no bote, por que vai molhar na hora de desembarcar na praia..
3-) O veleiro não admite falta de planejamento, qualquer coisa que for fazer tem de ser planejada antes.
Bem já estamos planejando mais um treino no vivre eu o Willyan e o Wallace, desta vez vamos sair do Itaguá, estamos planejando um pernoite lá pro lado do Cedrinho, acho que colocar a patroa (Lena) e o Gabriel de 1,5 anos no vivre só daqui algum tempo, os meus dois meninos maiores são bem espertos e não se apavoram por qualquer coisa, ou seja, será mais fácil sair de qualquer situação de perigo só com os dois a bordo.
Bem gente, foi isso minha estréia como comandante, cheia de trapalhadas e apuros  mas foi a melhor experiência que já tive em relação a diversão... foi fantástico.


Até a semana que vem com mais um post....

19 comentários :

  1. Capitão, ainda bem que dessa vez foi apenas engraçado. Tem umas quinze coisas ai que estão na lista das que nunca se deve fazer, rs. Mais calma da próxima vez!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso eu já aprendi... fui afobado e até inocente... tenho ciência de que poderia ocorrer algo que não seria nada engraçado... mas aprendi... para usar o veleiro tem que se esquecer da correria do dia-a-dia e ver o tempo de forma diferente... sem pressa.... e com muiiiiiiiiiiiiiita atenção, planejamento e cuidado....

    ResponderExcluir
  3. É isso ai! Tenho ctz de que sua próxima saída será mais legal. Atente sempre para o seguinte: velejar tem que ser divertido. Se não está sendo, alguma coisa está errada. Bons ventos!

    ResponderExcluir
  4. Recado anotado capitão.
    PS: Ainda vou arrumar um tempinho para fazer aquela aula no Cusco...

    ResponderExcluir
  5. Walnei! Parabéns pela velejada! É extremamente normal alguns contratempos acontecerem quando se está no início ou se acostumando com o barco. Eu, por exemplo, em 2007 quando havia comprado o valente Nuvem +, um Marreco 16, fiz várias barbaridades com ele (esqueci âncora, fiquei sem combustível, tive que remar, cheguei até a quase encalhar completamente).

    Todos nós já passamos por coisas do tipo. Mas o bom é que quando acontecem sempre aprendemos mais e nos tornamos mais confiantes.

    A propósito, o chute no balde será a minha participação como tripulante no Costa Leste 2012, que partirá no sábado.

    Abraços,

    Matheus

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cmte. me perdoe ter removido seu comentário, é que eu estava mexendo no blog com meu celular e acabei apagando sem querer, me desculpe, não vai mais acontecer

      Excluir
  7. Wlanei,

    hj pude ver o video da sua velejada. Sua escota da mestra está montada errado. O moitão que está na retranca deve ser montado no poço e vice versa. Desse jeito vc vai decapitar alguém num jaibe, meu! abs

    ResponderExcluir
  8. É eu estive analisando por que não conseguia colocar a escota no mordedor e fixar ela lá, e agora vc me deu a resposta eheheheh agora não vou mais precisar ficar segurando a escota.......

    ResponderExcluir
  9. Grande Walnei!!!

    Só tem uma maneira de se ganhar experiência meu amigo e é praticando, ralando e tendo Histórias para contar. Os barcos foram feitos para navegar e é isso que temos que fazer independente de se ter experiências ou não. Conheço inúmeras histórias de pessoas que compraram um veleiro e logo em seguida já estavam cruzando o atlântico.
    Parabens, continua navegando e ganhando experiências.

    Luciano Zinn

    ResponderExcluir
  10. AC/DC meu amigo?! Nós vamos invadir a sua praia e as pedras vão rolar! Esse post está demais!

    Abraço grave e ótimos ventos!

    ResponderExcluir
  11. Cara, estou começando nesse mundo, adorei o post! Parabéns pela experiência e pelo relato. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo amigo, obrigado pelos elogios, compartilhar experiências é comum, pelo menos para mim é, no mundo da vela, fico feliz de saber que o mundo da vela angariou mais um apaixonado!

      Excluir
  12. Muito bom Walnei...muito bom...rssss..abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivan, é bom saber que esse post ainda arranca sorrisos das pessoas, quase um ano depois de sua criação!

      Excluir
  13. Bagé - Veleiro Já Volto4 de agosto de 2014 às 02:14

    Gostei do seu post! Bem divertido. Estou gostando do seu blog. Com certeza um dos mais legais que encontrei. Comprei um Potter AX a pouco tempo e espero poder trocar umas idéias com você no futuro. abs!

    ResponderExcluir
  14. Como falei! estou lendo todas as suas postagem muito legal.Sou seu vizinho de cidade gostaria muito de ter aulas de velas com vc. NÃO SEI NADA. Tenho a intensão de comprar um veleiro, mas antes gostaria de aprender tanto na teoria quanto nas aulas praticas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, será um prazer receber você no Vivre, é so marcar.
      Manda um email para walnei.antunes@gmail.com que eu te passo o meu whatsapp e a gente vai conversando.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...