segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

5 DIAS A BORDO! 4º PARTE

Continuando o nosso relato, hoje compartilharei com vocês os acontecimentos dos dias 30/12/2012, 31/12/2012 e do dia 01/01/2013, vamos lá:

DIA 30/12/2012
Depois de um dia difícil, onde aconteceram muitas coisa, incluindo um jaibe inesperado e uma noite mal dormida, finalmente acordamos em um novo dia, como já era de praxe, fiz um café para todos,  peguei meu bote inflável e fui até a casa dos amigos que tínhamos feito na tarde anterior, o bote estava com 5 garrafões de 5 lts para pegar a água que abasteceria o barco, qual não foi minha surpresa quando eles me deram um garrafão de água fechado de presente!

Voltei ao piano piano para irmos até a Ilha Anchieta para pernoitarmos mas a Lena descobriu que tinha acabado o leite do Gabriel, portanto teríamos de ir até a Ribeira comprar mais leite... É gente o Gabriel é um bezerrinho! Por esse motivo mudei o roteiro e acabamos indo para a Ribeira.
O vento estava bom e assim que passamos a Ilha do mar virado ele estava de través, fomos quase o trajeto inteiro a vela, velejamos por volta dos 3 nós, dessa vez sem nenhum acidente... Por enquanto!
Wallace, afobado como o pai!
Chegando na poita do piano piano o Wallace, como sempre, fica responsável por pegar a poita com o croque, permito que ele faça isso pois já estou bem confiante nessa faina, em 99% das vezes o barco para com a bóia ao alcance do croque, é só laçar a danada e ai eu vou lá e amarro, mas antes do barco parar o "marvadinho" deixou cair o croque, e sem aviso prévio pulou na água para pegar... meu primeiro homem ao mar, foi de propósito mas o menino foi para a água, desliguei o motor imediatamente, porém, o barco se afastou dele um bocadinho. Não me apavorei pois o menino nada bem, mas fiquei de olho com o flutuador na mão, o menino voltou nadando com o croque em uma das mãos! Vocês podem imaginar o tamanho da bronca que o menino levou né? Já não bastam os acidentes "acidentais" agora tinham os propositais, assim não pode assim não dá!

Bom, o dia ainda estava na metade e já não tínhamos nada para fazer, fomos ao mercado, compramos leite e algumas guloseimas, a Lena preparou um bom almoço e decidimos dar um pulinho na praia do flamengo, uma delícia de praia, ótima para mergulhar, chegamos lá e pegamos uma poita emprestada novamente, sabe-se lá de quem, brincamos o dia inteiro e de tarde voltamos para a Ribeira!
E ai, quem usa poita alheia?
Durante a noite fiquei pensando, será que é de bom tom chegar e pegar uma poita alheia? e se chega o dono, o que ele vai dizer? E se a poita for de um "lancheiro" (desculpem a cutucadinha) ou alguém mais exaltado? Então lhes pergunto queridos leitores, o que acham de usar poita dos outros? Todos fazem isso? Por enquanto parei com isso, vou pesquisar por ai sobre o assunto.


DIA 31/12/2012
O barco todo estava empolgado, pela primeira vez iríamos passar o réveillon em um veleiro, e o melhor, no nosso veleiro, a manhã estava linda e a previsão era de mar calmo e ondas pequenas, ao sair da Ribeira até o boqueirão fomos motorando, pois o vento lá é sempre contra para quem sai, assim que  dobramos o boqueirão pegamos um través gostoso e fomos curtindo rumo ao Itaguá, casa do vivre, no caminho a Lena disse:
- Olha lá, eu vi um rabo de baleia lá longe!
Eu fiquei meio cético mas não quis estragar o momento, a Lena gosta de baleias, gosta tanto que casou comigo!! eheheh!!!! (esse ano elimino uns quilinhos, pois se eu os perder eles me acham rapidinho.)
Depois da ponta grossa, pegamos um vento de popa, baixamos as velas e seguimos a motor.
A piscina do Tamoios Iate Clube
Lá no Itaguá eu to em casa, conheço bem aquele pedacinho, velejei muito com o vivre por lá, escolhi um bom lugar e joguei o ferro, unhou de primeira, fiquei uns 15 minutos para conferir o fundeio e desembarcamos, como eu disse o vivre fica lá na marina tamoios, bem em frente ao nosso fundeio, e o carro estava lá também, passamos o dia curtindo a marina, piscina, barzinho, banho etc...
Enquanto estávamos na piscina, o comentário era que tinha uma baleia e um filhote entre a Anchieta e a ponta grossa, pronto, descobri que a Lena não se enganou, ela viu mesmo um rabo de baleia, e o pior, eu não vi isso!

No início da tarde a Lena ligou para a Dirce, minha comadre, para saber notícias do Cláudio, um grande amigo , as notícias não foram boas, ele estava hospitalizado por conta de um câncer mas que estava bem, imediatamente perguntei na marina se eles abririam amanhã dia 1º a resposta claro, foi não, então tirei o carro do estacionamento da marina e deixei na rua, iríamos adiantar nosso retorno para amanhã e visitar nosso amigo no hospital.

As ruas de Ubatuba estavam cheias de gente, entramos em um restaurante e jantamos bem. Por volta das 23:00hs resolvemos voltar ao piano piano para ver a queima de fogos, foi lindo, eu acabava de realizar um sonho! Como é bom realizar sonhos, nos sentimos mais vivos e prontos para novos voos !
É, 2013 acabara de começar! Fomos dormir!


DIA 01/01/2013
Acordamos bem cedinho e nos preparamos para voltar até a Ribeira, logo que ligamos o motor por volta da 08:00hs o celular tocou, não queria atender, eu já sabia o que era, pedi que a Lena atendesse e ela imediatamente, antes de falar alo começou a chorar, tinha falecido meu amigo, não tínhamos mais motivos para comemorar.
Chegamos na Ribeira e eu ainda tive de voltar ao Itaguá de ônibus para pegar o carro, e depois levamos mais 6 horas para subira a serra, não pude dar adeus ao meu amigo, acho que foi melhor assim!

É gente e assim termina a nossa série de posts sobre nossa virada de ano, agradeço a vocês todos pelas visitas e comentários.


Aqui tem um sumário dos posts que relatam nossa aventura:
5 dias a bordo! parte 1
5 dias a bordo! parte 2
5 dias a bordo! parte 3

Nesse post tem o vídeo que fizemos do nosso passeio!
VÍDEO DO RÉVEILLON

3 comentários :

  1. Walnei, além de não ser muito legal pegar a poita alheia, rs, isso pode ser perigoso. Não se renda à falsa ideia de que usar uma poita é mais seguro do que ancorar. Isso depende da qualidade do seu equipamento de fundeio (aspecto que vc controla totalmente) e da qualidade da manutenção da poita lá no "morto" (aspecto que em poitas desconhecidas vc não tem o menor controle).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, como disse. durante a noite fiquei pensando nisso tudo, e aquela nossa conversa sobre a poita do piano piano reforçou muito isso. Quem vê boia, não vê "morto" né não!!!
      PS: A sua apostila esta fantástica parabéns!

      Excluir
  2. Parabens Walnei e Família,

    Que delicia de dias e de sonhos realizados.
    Assino de olhos fechado o que o Juca disse. Acrescento apenas que é um hábito muito comum os amigos conhecerem algumas poitas e seus donos, saberem da qualidade da manutenção, e utilizarem (com a devida permissão é claro) as poitas conhecidas quando seus donos não estão lá.

    Que a tristeza do dia 01/1/2013 deixe lugar à alegria de viver os outros 364 dias de 2013.

    Abs
    Paulo Ribeiro
    Bepaluhê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...