segunda-feira, 8 de setembro de 2014

DE VENTO EM POPA! (PARTE 1)

Finalmente, depois de alguns meses consegui desfraldar velas, mas não foi no Vivre e nem em Ubatuba. Para que o post não fique cansativo resolvi dividi-lo em 2 partes, vamos a primeira.

Tudo começou com uma mensagem do Luiz Malito pelo facebook me perguntando se eu queria velejar o Clipper em Paraty, claro topei na hora, só havia um pequeno problema, a previsão do tempo. Durante a semana toda meu facebook ficou repleto de amigos velejadores comentando sobre o tempo, a marinha enviava avisos constantes de mar grosso e vento forte, o windguru e o cptec inpe a mesma coisa, mesmo assim resolvemos arriscar, se a previsão se confirmasse simplesmente não sairíamos.

O Malito me pegou em Caçapava por volta das 13:00hs e partimos para Paraty, mas antes passamos em Ubatuba para pegar uns adesivos do Clipper feitos pelo pessoal da VBROS adesivos para barcos, esse pessoal é um exemplo de bom atendimento e qualidade, quem dera todo prestador de serviço de Ubatuba, principalmente ali na Ribeira, aprendesse a fazer um serviço de qualidade  como o pessoal da VBROS, parabéns para eles.

Chegamos em Paraty e "caímos" para dentro do Clipper para fazer uns reparos na parte elétrica, separamos o automático da bomba de porão do resto do circuito para que, mesmo com o painel desligado ela funcione, reparamos também o cabo que alimenta o motor de arranque do Yanmar zerado do veleiro, não imaginava que meu curso de eletricista no SENAI me serviria tantos anos depois, com os conhecimentos adquiridos lá em 1991 fiz a elétrica do Vivre, ajudei a dar um talento no Clipper e estou esperando o Juca chamar para fazer o projeto elétrico do Malagô!

Já era início da noite quando fomos até Paraty para comermos alguma coisa, cara que preços são aqueles, R$ 20,00 uma garrafa de cerveja que pago R$ 5,00 aqui em Caçapava, assim não dá! Logo que voltamos para o Clipper chegou o Daniel, o terceiro tripulante, o Daniel é um cara super divertido, gente boa e muito de bem com a vida, o mundo da vela é assim, de vez em quando conhecemos pessoas realmente diferentes que fazem a gente imaginar que o mundo ainda tem jeito e que vale a pena esperar algo de bom do ser humano, para minha alegria ele trouxe uma garrafa de vinho português e algumas cervejas, pronto, o papo de popa foi até 1 da madrugada. Durante nossa animada conversa o Malito levantou a peteca do vento, consultamos o windguru e percebemos que o a previsão de vento para a noite não estava se confirmando, vento zero lá na marina do engenho!

Decidimos que se a previsão continuasse falhando iriamos sair bem cedinho no dia seguinte, e assim foi...

No próximo post vou falar da nossa velejada e como foi difícil acertar as velas em um vento de alheta, por enquanto vou deixar uma foto do belo veleiro Fast 303 que é  o Clipper!


5 comentários :

  1. Na Baía de Paraty o normal é zero de vento. Por volta de 11 h ele aparece e às 16 h se retira. Já, saindo da Ilha do Mantimento em direção ao mar, a coisa muda um pouco. Lugar maravilhoso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, realmente Paraty é lindo, mas há de se estudar muito bem a região antes de se aventurar por ela!

      Excluir
  2. Carta bem estudada e GPS com cartas da região resolvem o problema.
    Na verdade até um tablet ou IPad já ajudam bem.
    Mas que tem laje pra casseta tem mesmo.
    Bons ventos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...